sexta-feira, 8 de maio de 2020

Exame psiquiátrico de Bolsonaro? Ideia maluca.




Descabida, data vênia, a insistência de alguns espertinhos em submeter Jair Bolsonaro a um exame psiquiátrico visando seu afastamento — rápido, cômodo, politicamente “baratinho” —, da presidência da república sem precisar de impeachment.

Uma coisa é discordar das palavras e atitudes de um presidente combativo, “brigão”, de formação estritamente militar, com limitada cultura geral, jurídica e livresca, franco em demasia — até “grosso” —, mas que foi e ainda é apoiado por milhões de brasileiros que provavelmente não vão deixar barato sua fácil remoção por suspeita via “psiquiátrica”. Eles dirão: — “Se Bolsonaro é ‘louco’, nós também somos, porque pensamos e sentimos igual!”

A Psiquiatria, como toda ciência, procura evoluir, mas pelo fato de trabalhar com o cérebro, nosso órgão mais complexo — muito mais que um fígado ou rim, por exemplo —, é previsível que sofra tropeções e escorregões em seus procedimentos.

Uma dessas estopadas seria um laudo, sob evidente encomenda política, dizendo que o investigado é mentalmente incapaz de cumprir seu mandato. Se ele é insano, então há dúzias e dúzias de insanos iguais ou piores que ele, em todo o país. Seria preciso examinar mais de cem suspeitos de “miolo mole”. Muitos deles loucos por dinheiro público. Outros, loucos para transformar projetos de lei, enviados pelo Executivo — visando “endurecer” contra a criminalidade — em leis de efeito contrário, como se viu na invenção do juiz de garantia.

  Tempos atrás os pacientes sofriam com dolorosos tratamentos de choque elétrico de resultado discutível. Um deles chegou a dizer que com a quantidade de eletricidade que recebeu na cabeça estaria em condições de iluminar uma cidade de tamanho médio.

Esquizofrênicos agressivos, quando não morriam nas lobotomias, ou leucotomias, ficavam “dóceis”, passivos, mas com deficiências intelectuais. Pelo que sei — não sou médico —, essas duas formas de tratamento cirúrgico estão hoje em desuso e a ciência do cérebro continua recheadas de incertezas. A culpa não é dos praticantes, mas da natureza complexa do seu objeto de estudo.

 Por essa razão, diagnóstico a respeito da sanidade mental dos atos de um presidente da república, em momento dificílimo para o país — e o mesmo ocorre em nível mundial — será visto, com razão, como “golpe”, mesmo se os psiquiatras que o examinarem forem mentalmente honestos.

O risco da eventual má-fé para afastar Bolsonaro por doença mental, estará não no médico mas no político, ou advogado, encarregado de escolher os integrantes da junta médica. Tendo em mãos uma lista de psiquiatras, ele perguntará, a sós, a cada um deles — exigindo como resposta “apenas sim ou não” —, se Bolsonaro é “meio pancada, ou anormal, incapaz de continuar governando”.

Conforme a preferência política do médico, indagado de supetão, se ele disser que “sim” entrará na lista de um possível integrante da junta médica. Se disser “não”, ou “não tenho ainda opinião formada...”, seu nome será riscado sem que ele saiba. Com essa seleção de opiniões prévias, políticas, extremamente subjetivas, será fácil remover qualquer presidente da república.

Bolsonaro é realmente imprudente e rude quando fala de improviso mas seus eleitores preferem um presidente sincero, de passado honesto, em vez de políticos mentirosos, verdadeiros cachos ambulantes de chavões defendendo os “lídimos direitos da cidadania” mas nada avessos a sacar, como “intermediários”, um percentual variável em todos negócios públicos de alto valor.

É possível, e desejável, que Bolsonaro se corrija logo da franqueza ingênua — pensando nas terríveis consequências da sinceridade — e evite falar de improviso em assuntos sensíveis, lembrando-se que seus inimigos — experts em esconder suas reais intenções —, usam o “silêncio oportuno” como uma “arma” tática mais eficaz que a impulsiva sinceridade. Encarando o silêncio como “arma”, ou técnica de combate, o presidente, ex-militar, talvez se sinta mais motivado a utilizar o lado útil do silêncio. Muitos políticos tiveram êxito e resiliência porque cultivavam a “arte de calar” quando isso era melhor do que falar. O silêncio é um grande cobertor. Getúlio Vargas foi um mestre nisso. Luís Carlos Prestes, um comunista extremamente inteligente, sempre primeiro aluno em matemática, arruinou seu futuro quando, numa entrevista —, indagado sobre de que lado ficaria se houvesse uma guerra da Rússia contra o Brasil — respondeu que apoiaria a Rússia. Isso foi a sua desgraça.      

A comunicação oral do militar é, em geral, mais dura, direta, do que a do político profissional. Napoleão Bonaparte, um militar de excepcional inteligência, estadista de grande envergadura, também era franco em excesso, embora brilhante. Dizia, por exemplo, que as Constituições “deveriam ser curtas e vagas”, frase que hoje provocaria desmaios em respeitados constitucionalistas e ministros do Supremo. Sobre religião, dizia que ela era útil porque “impedia os pobres de matarem os ricos”. Referindo-se a um seu ex-ministro de assuntos estrangeiros, Charles-Maurice de Talleyrand — político maneiroso que depois se tornou seu adversário —, dizia que “Talleyrand é uma meia de seda cheia de merda” (perdoem-me as leitoras).

A psiquiatria, pela elasticidade e incerteza de seus limites, ainda permite reconhecer ou “inventar” como “doente” qualquer pessoa com ideias ou atitudes que contrariem maiorias, minorias, governos, outros psiquiatras, ou quem os escolheu para examinar um inimigo político. No caso, claro, o inimigo seria o atual presidente.

Consultemos precedentes históricos.

Quando a União Soviética tinha como Secretário Geral Leonid Brejnev a psiquiatria russa usou e abusou do artifício de reconhecer como “doente” quem discordasse da política oficial. O psiquiatra, por ele escolhido, reconhecia o opositor como sendo portador de uma “intoxicação filosófica”, ou “esquizofrenia progressiva” — uma inovação científica encomendada —, e isso bastava para que o infeliz teimoso fosse “internado” por tempo indeterminado.

Era uma maneira de calar a boca do dissidente sem precisar matá-lo, como no tempo de Stálin. Este “pai dos povos” era muito mais direto e virulento que seus sucessores pois, eliminava fisicamente os adversários — extraídos de suas residências, na madrugada — sem preocupação com a opinião pública, que nem mesmo podia ter opinião particular porque não havia imprensa livre. Quando Stálin concluiu que seu futuro político estava em risco, usou seu tribunal máximo para, primeiro, “julgar” como “traidores” seus ex-companheiros de Revolução. Em seguida os executou. Para facilidade e rapidez de julgamento os acusados eram torturados ou chantageados para que “confessassem” seus crimes. Temendo a morte e também pensando na família, o discordante “confessava”, talvez com alguma esperança de continuar vivo. Vã esperança. Pelos relatos que li, matou todos eles, todos. Quem quiser saber mais sobre esse tópico basta ler sobre “Os Processos de Moscou” (1936-1938), durante o Grande Expurgo. Esta pequena digressão mostra que discordantes políticos podem ser afastados não só por laudos psiquiátricos como também por magistrados.

 No caso de Bolsonaro — pensou a massa votante —, o seu sofrimento, sofrendo facadas, não foi apenas moral. Foi também físico, com risco de morte, provavelmente planejada. Não só pelo executante, um tal de Bispo — que de louco parece não ter nada, sendo apenas um fanático lúcido que planejou tudo direitinho e contava com assistência advocatícia logo após a sua prisão. Se Bispo é louco, então Marat, Danton, Robespierre (guilhotina), Hitler, Lenine, Stálin, Mao Tse Tung, Fidel Castro, etc. também o seriam, porque mataram centenas de milhões de opositores por razões que consideramos bárbaras, mas não indicativas de insanidade.

Encerrando, não há fundamentação idônea para afastar Bolsonaro do poder antes de seu término, para alegria de muita gente louca de vontade de ocupar o seu lugar. Votei nele como forma de impedir o retorno de políticos com mais defeitos que os dele em matéria de zelo pelo dinheiro público. Seus inimigos estão, no momento, unidos, sorrindo, mas, conseguindo o objetivo devorar-se-ão com exemplar ferocidade.

Quanto a essa medíocre e incentivada “briguinha de comadres” entre Moro e Bolsonaro, essa ruptura entre duas pessoas que ainda serão muito úteis ao país foi arquitetada e estimulada por políticos, magistrados e mídia que queriam acabar com a Lava Jato e mandar na República do jeito deles. Espero que, em futuro não muito distantes, Moro e Bolsonaro — cada um com sua especialidade —, trabalhem em cooperação. Um com sua competência de magistrado, outro com sua coragem de lutar com muita coragem. Esta última aperfeiçoada com a virtude do silêncio certo no momento certo. 

(07/05/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário