segunda-feira, 4 de julho de 2016

Um projeto visando intimidar a Lava Jato

O Brasil merece um troféu no campeonato de caradurismo legislativo. Prova de que alguns legisladores consideram imensamente estúpidos seus concidadãos. Há, nesse projeto de lei, um atestado de desprezo da opinião pública mais esclarecida e a crença de que todos os brasileiros, mesmo os mais intelectualizados, sofrem do chamado “analfabetismo funcional”.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, um político simpático e muito inteligente, decidiu — talvez pressionado por políticos preocupados com a Lava Jato — desengavetar e apressar a tramitação de um projeto de lei, de 2009, prevendo punições a crimes de abuso de autoridades de agentes da administração pública, de magistrados, de membros do Ministério Público e do Poder Legislativo.

O que pretende — pelos resumos da imprensa — esse projeto de lei?

Simplesmente o seguinte: considerar crime “o cumprimento de mandados de busca e apreensão de forma vexatória”.

 Não há nada mais subjetivo do que a expressão “de forma vexatória”. Essa dubiedade (proposital) inibirá o oficial de justiça, ou o policial, na hora de fazer a apreensão. Não faltarão ameaças — declaradas ou veladas —, dos advogados dos investigados, presentes no local, ou do próprio investigado, alertando que eles, funcionários ou policiais, mesmo com o mandado em mãos, serão processados criminalmente porque estão agindo “de forma vexatória” e por isso poderão perderão seus cargos, além de, possivelmente, se tornarem réus em ação de indenização por danos morais. Dirão, por exemplo, que agem com “grosseria desnecessária”, com isso assustando as pessoas da casa ou do escritório onde ocorre a diligência.

Argumentarão, ainda, que tal ou qual arquivo ou documento não pode ser apreendido porque não tem relação com a busca autorizada pelo juiz e que a diligência precisaria ser adiada porque os filhos menores e a esposa do investigado estão assustados, gritando ou chorando, traumatizados, marcas psicológicas que não desaparecerão. Ou, ainda, que o pai ou o velho sogro do suspeito, cardíaco, ficou tão abalado com o “desnecessário aparato” policial que o velho parece estar na iminência de um infarto, sendo desaconselhável prosseguir na diligência. Se o velho morrer, problema à vista... Mil situações, com aparências jurídicas bem articuladas, visarão inibir e complicar a busca ou a apreensão. E o policial, lembrando do velho ditado de que “a corda sempre rompe no lado mais fraco”, preferirá não assumir “riscos desnecessários”.

O malfadado PL do ano 2009 prevê pena de detenção de um a quatro anos no caso de “cumprimento de diligência policial em desacordo com as formalidades legais”. Outra variante — também vaga, subjetiva — da intimidação que põe em risco funcional quem se atreve a cumprir qualquer mandado contra suspeitos de crimes do colarinho branco, ou chefões do crime organizado, sempre economicamente poderosos e muito bem defendidos.

 Considerando a extrema complexidade e incerteza do direito brasileiro, a pressão exercida pelo investigado, ou por seus advogados, nesses momentos de tensão, teria que ser contrabalançada com a presença — impossível, ou problemática —de um ou mais promotores, ou jurisconsultos, designados para acompanhar os policiais e rebater as críticas e ameaças “jurídicas” dos investigados, considerando que os policiais, ou oficiais de justiça, não são especialistas em direito penal, processual penal, constitucional e tributário. E as dúvidas podem se estender à informática e à contabilidade, conforme exija a natureza da prova objeto de apreensão. Esta pode envolver computadores e livros contábeis. Cada objeto apreendido ensejaria discussão e os policiais, sem assistência “técnica e jurídica”, ficariam desnorteados, temendo errar na apreensão e depois pagar caro com um processo criminal nas costas.

O aloucado projeto de 2009 ainda prevê pena criminal a quem negar, sem justa causa, acesso da defesa à investigação. Outro absurdo, porque se os advogados dos investigados conhecerem todos os planos da investigação obviamente alertarão de imediato seus clientes para que escondam ou destruam, imediatamente, determinadas provas antes da chegada dos investigadores. Se o advogado, sabendo que determinada prova, se apreendida, condenará seu cliente e, mesmo assim, não defender seu interesse, alertando-o, jamais será perdoado pelo cliente, que se considerará traído por quem deveria defende-lo. Negar, “sem justa causa” — outra fonte de dúvidas —, acesso da defesa à investigação também é uma forma de intimidação de delegados e promotores de justiça porque a vagueza da expressão pode ensejar complexas discussões. E quanto mais complexas, maior o grau de inibição dos agentes da lei.

É claro que policiais, oficiais de justiça e mesmo magistrados e promotores podem, eventualmente, abusar no exercício de suas funções. Quando isso ocorre, a mídia, sempre vigilante, publica o fato e as vítimas reclamam, não ficando o abuso em brancas nuvens. Mas intimidar com cadeia o cumprimento de mandados e ordens judiciais, em termos tão vagos — e impossíveis de descrever minuciosamente, de antemão —, demonstra uma intenção clara de travar ou fortemente inibir a tão adiada luta contra o crime organizado. Quando houver abusos, realmente, eles serão sempre denunciados e investigados.

 Se houvesse um projeto de lei dizendo que “qualquer advogado que se revelar fraco   ou abusivamente ousado na defesa do cliente, predispondo o julgador a condenar o cliente — resultando em condenação —, será processado criminalmente”, certamente a valorosa classe dos advogados reagiria aos gritos, de pé, contra esse difuso e absurdo perigo na prática de tão nobre profissão, já arriscada por sua própria natureza.

(04-07-2016)










Nenhum comentário:

Postar um comentário